quinta-feira, 24 de março de 2011

Conhecendo melhor a doença

Na minha primeira consulta no reumatologista, ele me explicou que o lúpus é como um dia de sol, que derrepente pode fechar e virar frio, para eu me manter aquecida eu precisava de medicamentos (corticoide).Eu também preisei do acompanhamento de uma dermatologista (Dr. Elizabeth Vaz), que logo na primeira consulta já colocou uma regra: nada de sol.
Alguns anos se passaram; alguns novos sintomas apareceram, um deles foram as dores na juntas.
Em 2009 alguns exames mostram um pequeno problema no rim.Fui encaminhada para SP para fazer uma biopsia e consultar com uma reumatologista e um nefrologista de lá (Dra. Emilia Sato e Dr. Medina).
Com o resultado da biopsia em mãos, foi descoberto uma nefrite lupica (uma pequena inflamação no rim); em Cuiabá comecei a usar Ciclofosfamida durante 6 meses, mas sem resultado;então a segunda opção foi usar um medicamento chamado Rituxmab e altas doses de corticoide.Nesse periodo,meu cabelo caiu um pouco e eu engordei muito,muito mesmo.Foi muito importante o acompanhamento de um psicologo (Dra. Cristiana).
Eu melhorei, 2010 foi um ano bem tranquilo,de acordo com que ia diminuindo o corticoide, fui desinchando, emagrecendo e meu cabelo voltou ao normal.

Um comentário:

  1. Com o tempo vais conhecer melhor a doença.
    És linda e muito forte. Estarei sempre a passar por aqui para saber noticias tuas.

    Bjs
    Tony

    ResponderExcluir